Estatísticas e símbolos

Conheça o Golden State
Principais fatos sobre a Califórnia

A Califórnia é famosa por celebrar sua rica História, que envolve grandes diferenças, desde a geografia diversa até as suas variações climáticas. Essas estatísticas e símbolos são apenas uma amostra das características peculiares ao Golden State.


Clima

A Califórnia tem um clima mediterrâneo, caracterizado em geral por sol e calor, com chuvas principalmente no inverno. O clima varia bastante, de acordo com a distância do mar e a altitude.

Há cinco regiões climáticas principais:

  • Litoral: a área que contém a maior parte da população do estado. O clima varia bastante ao longo do litoral.
  • Deserto: caracterizado por grandes variações de temperatura diárias e anuais e chuva muito escassa.
  • Sopé: com altitudes entre 305 m e 915 m, essas áreas têm climas semelhantes aos das regiões dos vales, mas com mais chuva e menos neblina.
  • Montanha: a única região onde neva muito, com invernos razoavelmente frios e verões ensolarados e de céu limpo.
  • Vale: caracterizado por alta temperatura e baixa umidade no verão e baixa temperatura e alta umidade no inverno. Os vales de Sacramento e San Joaquín apresentam esse tipo de climatologia.

A precipitação pluviométrica varia de 2032 mm no Condado Del Norte (Costa Norte) a apenas 76,2 mm no Condado Imperial (deserto).



Geografia

As 12 regiões da Califórnia têm uma geografia extremamente variada.

  • A California, terceiro maior estado dos EUA em termos de área terrestre, tem 423.970 km².
  • A largura média do estado é de aproximadamente 240 a 320 Km.
  • A Califórnia tem um litoral de aproximadamente 1352 Km, que inclui de penhascos magníficos a praias ensolaradas.
  • Com 4.421 m de altura, o Mt. Whitney, no Parque Nacional das Sequoias, é o mais alto nos 48 estados contíguos dos EUA.
  • Badwater, no Parque Nacional do Vale da Morte, aproximadamente 86 m abaixo do nível do mar, é o ponto mais baixo dos Estados Unidos.
  • A Califórnia tem três vulcões ativos: o Mt. Lassen (elevation 3.1877 m de altura) e o Mt. Shasta (4316 m de altura) na Cordilheira das Cascatas, e o Mt. Mammoth (3353 m de altura) na Serra Nevada.
  • A Baía de San Francisco é o maior estuário e porto natural da Costa Oeste.
  • A Califórnia tem mais de 420 lagos recreativos. O Clearlake, no Condado dos Lagos, é o maior lago natural. É conhecido como "a capital do achigã do Oeste" e tem aproximadamente 177 quilômetros quadrados de superfície, com um litoral de aproximadamente 161 Km.
  • A Califórnia tem mais de 280 parques estaduais, totalizando 6475 quilômetros quadrados.
  • A Califórnia pode se gabar de ter as maiores árvores do mundo, da espécie de sequoia conhecida como sequoia-gigante, encontrada na Serra Nevada.
  • A Califórnia também reivindica ter o ser vivo mais antigo do mundo: o pinheiro Bristlecone (Pinus longaeva), com mais de 5.000 anos de idade.



População

Em julho de 2016, a população estimada do estado era de 39.250.017 habitantes – aproximadamente 8% da população dos EUA, de acordo com o Departamento do Censo dos EUA.

População das seis maiores cidades da Califórnia:

  • Los Angeles: 3.976.322
  • San Diego: 1.406.630
  • San José: 1.025.350
  • San Francisco: 870.887
  • Fresno: 522.053
  • Sacramento: 495.234



Símbolos de estado

Símbolos oficiais da Califórnia estado são os seguintes:

Animal

O urso-cinzento californiano, animal oficial da Califórnia, é retratado majestosamente na bandeira do estado. Infelizmente, a bandeira é o único local onde você encontrará essa criatura temível, classificada como uma subespécie dos ursos-pardos, o Ursus arctos californicus. A extinção do animal, provocada pela caça, ocorreu no início da década de 1920. Alguns grupos ambientais propuseram a reintrodução dos ursos-cinzentos na Califórnia.

DOWNLOAD ANIMAL ICON SET(.zip)

Ave

A perdiz-da-califórnia (Lophortyx californica) é a ave símbolo do estado desde 1931. Caracterizada por uma pluma estilosa na cabeça, em forma de vírgula, essa bela ave se desloca pelo chão em bandos e voa apenas por curtas distâncias, para escapar do perigo. As perdizes-da-califórnia são razoavelmente comuns e podem ser encontradas em áreas com arbustos e chaparrais. Como é uma ave de caça bastante procurada, também está no cardápio de alguns restaurantes.

DOWNLOAD AVE ICON SET(.zip)

Cores

As cores da Califórnia são azul e dourado: o azul representa o céu brilhante, e o dourado homenageia o metal precioso que fez a atenção do mundo se voltar para a Califórnia pela primeira vez. A combinação de cores foi utilizada pela primeira vez pela Universidade de Califórnia, Berkeley, em 1875. As fitas nas cores azul e dourada passaram a adornar documentos oficiais do estado a partir de 1913. O azul e o dourado foram adotados oficialmente como as cores da Califórnia em 1951.

DOWNLOAD CORES ICON SET(.zip)

Dança

O swing da Costa Oeste foi designado como dança oficial do estado em 1988. Derivado do Lindy Hop e do jitterbug, desenvolveu-se durante a era do swing, nas décadas de 1930 e 1940, e originalmente era conhecido como swing do Oeste. Essa dança em dupla, de popularidade duradoura, foi adaptada para qualquer tipo de ritmo, do rockabilly ao disco.

DOWNLOAD DANCA ICON SET (.zip)

Peixe

Desde 1947, o peixe oficial do estado é a truta dourada (Oncorhynchus mykiss aguabonita). Esse peixe colorido, subespécie da truta-arco-íris nativa da Califórnia, ampliou a sua presença, desde o seu local de origem nas águas em torno do rio Kern até os lagos e córregos na High Sierra. Ameaçada por trutas não nativas e questões de uso da terra, a truta dourada é considerada uma espécie do estado que merece uma atenção especial para evitar a extinção.

DOWNLOAD PEIXE ICON SET(.zip)

Bandeira

A versão original da bandeira da Califórnia, com o emblemático urso e a estrela de cinco pontas, foi hasteada pela primeira vez na praça de Sonoma, em junho de 1846. Um bando de rebeldes que buscava tomar o território do México para criar a República da Califórnia hasteou desafiadoramente a bandeira em frente ao quartel do exército mexicano. A bandeira criada às pressas tinha um urso tão mal desenhado que foi confundido com um porco, mas a bandeira não ficou hasteada por muito tempo — foi logo baixada por tropas invasoras dos EUA, que a substituíram pela bandeira de seu país. A bandeira com o urso foi adotada pelo estado em 1911.

DOWNLOAD BANDERIA ICON SET(.zip)

Fósseis

Os ossos de tigres dente-de-sabre (Smilodon californicus) – felinos grandes, com presas que não cabem na boca – foram declarados como fósseis do estado em 1973. Esses felinos, com caninos de 20 cm expostos permanentemente, habitavam a Califórnia no Pleistoceno Superior, há cerca de 10.000 anos. Vários ossos desse grande felino foram descobertos nos poços de piche de La Brea, em Los Angeles.

DOWNLOAD FOSSEIS ICON SET(.zip)

Mamífero marinho

Com um comprimento máximo aproximado de 15 m e pesando até 40 toneladas, a baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus) é uma das criaturas mais magníficas do planeta. Todos os anos, as baleias realizam uma das migrações mais longas do reino animal, percorrendo cerca de 16.000 Km para ir do Ártico até as lagoas do México, onde se reproduzem, e voltar. Já que uma boa parte da jornada ocorre ao longo do litoral da Califórnia, a baleia-cinzenta foi designada como o animal marinho do estado em 1975.

DOWNLOAD MAMIFERO MARINHO ICON SET(.zip)

Lema

A palavra "Eureka" — "Descobri", em grego — está presente no selo oficial do estado da Califórnia desde 1849 e se tornou o lema oficial do estado em 1963. Reza a lenda que Arquimedes, inventor e matemático grego, teve a ideia de um método para determinar a pureza do ouro ao entrar em uma banheira. Entusiasmado com a descoberta, ele saiu correndo nu pelas ruas, gritando “eureka!". É bem provável que os primeiros californianos tenham usado a palavra em referência à corrida do ouro.

DOWNLOAD LEMA ICON SET(.zip)

Apelido

Devido à sua forte relação histórica com a descoberta de ouro de 1848 na Califórnia, não é de se admirar que seu apelido oficial seja "Golden State", adotado em 1968. O apelido também é uma referência à papoula dourada californiana (Eschscholzia californica), sua flor oficial, que cresce naturalmente em grande abundância em todo o estado.

DOWNLOAD APELIDO ICON SET(.zip)

Réptil

O jabuti-do-deserto (Gopherus agassizii) é o réptil perfeito para simbolizar a Califórnia: é um animal tranquilo, que se desloca a aproximadamente 0,32 Km/h. Sua alimentação é, em grande parte, vegetariana, e esse jabuti é muito bom na conservação água, armazenando na bexiga a H2O extra de que precisa. Com um casco semelhante a uma cúpula alta e pernas como as de um elefante, os jabutis-do-deserto chegam a ter 38 cm de comprimento e vivem até 80 anos. A espécie está ameaçada, e seu bem-estar tem sido um fator importante para a aprovação de leis inovadoras para proteger os frágeis habitats desérticos.

DOWNLOAD REPTIL ICON SET(.zip)

Rocha

Desde 1965, a pedra que simboliza a Califórnia é o serpentinito. É uma rocha brilhante, de cor esverdeada, encontrada em todo o estado, que vem sendo usada ao longo da História como elemento arquitetônico, pedra ornamental e material de escultura. Na Califórnia, também foi associada à localização de jazidas de ouro. Fato divertido: houve uma tentativa de destituir o serpentinito de seu posto porque ele contém amianto. A tentativa não teve êxito porque a rocha NÃO é prejudicial de forma alguma — a não ser que você a jogue em alguém.

DOWNLOAD ROCHA ICON SET(.zip)

Música

Se você esperava que “California, Here I Come” fosse a música oficial do estado, pode ficar decepcionado. Na verdade, a música é “I Love You, California”, que praticamente todo californiano conhece. Foi composta por F. B. Silverwood e Abraham Frankenstein e foi o tema das exposições de 1915, realizadas em San Francisco e San Diego. Tornou-se a música oficial do estado em 1988.
Amostra da letra: Where the snow crowned Golden Sierras Keep their watch o'er the valleys bloom, it is there I would be in our land by the sea, every breeze bearing rich perfume. It is here nature gives of her rarest. Onde as serras coroadas de neve/Vigiam a flor dos vales/É lá que desejo estar, na nossa terra à beira-mar/Cada brisa carrega um rico perfume/É lá que a natureza oferece o que há de mais raro.). It is Home Sweet Home to me, and I know when I die I shall breathe my last sigh, For my sunny California. (É o meu doce lar/E eu sei que, quando morrer/Devo dar meu último suspiro/Pela minha ensolarada Califórnia.).

DOWNLOAD MUSICA ICON SET(.zip)

Árvore

As raras sequoias da Califórnia, que formam catedrais vivas de beleza majestosa, são a escolha óbvia de árvore para simbolizar o estado. Há duas espécies de sequoia, a sequoia-vermelha (Sequoia sempervirens) e a sequoia-gigante (Sequoiadendron giganteum). As duas espécies atingem proporções extremamente grandes. Uma das sequoias-vermelhas mais altas de que se tem notícia chega a aproximadamente 116 m de altura. Já a sequoia-gigante conhecida como General Sherman é mais alta que um prédio de 25 andares, com uma base com mais 30,5 m de circunferência, que lhe rende o posto de maior árvore do planeta em termos de volume.

DOWNLOAD ARVORE ICON SET(.zip)