Discover Story Ideas Details Voltar para as ideias da história

Vivencie a arte e a cultura na Califórnia

A Califórnia é um estado impactante – não só pelos desertos rústicos e pelo litoral fascinante. O Golden State teve dois governadores que foram atores de Hollywood (Ronald Reagan e Arnold Schwarzenegger). Além disso, estima-se que um de cada dez trabalhadores daqui trabalhe no setor cultural, seja com  entretenimento, artes visuais, moda ou obras editoriais. A arte e o entretenimento estão no DNA do estado e são o motor da nossa economia, proporcionando um valor estimado anual de 405 bilhões de dólares em produção econômica, segundo o Relatório Otis sobre a Economia Criativa da Califórnia.

Desde o primeiro filme de Hollywood, o curta “In Old California”, de D.W. Griffith, de 1910, até a franquia de sucesso mais recente deste verão, o setor de cinema vem sendo o elemento de maior destaque da cena artística e cultural da Califórnia. Os turistas podem mergulhar na fantasia das películas, fazendo um tour em um estúdio, comparecendo a um festival de cinema ou evento com tapete vermelho ou assistindo a uma apresentação especial em um cinema em estilo Art Deco. Se você quiser fazer algo que só acontece em Los Angeles, veja um filme ou show no Cemitério Hollywood Forever, a última morada de pessoas como Rudolph Valentino e Johnny Ramone, localizada bem no centro da Cidade das Ilusões.

 

A Califórnia também é famosa por sua cena teatral, com empresas ganhadoras do Prêmio Tony, como o Old Globe Theatre, em San Diego, a La Jolla Playhouse e o Berkeley Repertory Theatre. Somente esses três teatros levaram dezenas de peças para a Broadway, como Jersey Boys, Tommy da banda The Who e American Idiot. Para quem gosta de risos improvisados, Los Angeles conta com as trupes de comédia de improvisação The Groundlings e Upright Citizens Brigade, que lançaram as carreiras de vários grandes talentos cômicos.

 

Os apreciadores de música clássica e contemporânea também devem ficar atentos: a Califórnia é sede de algumas das empresas e locais de espetáculos mais importantes e refinados dos Estados Unidos. Da Filarmônica de Los Angeles, comandada por Gustavo Dudamelno emblemático Walt Disney Concert Hall, até as bandas mais famosas que tocam no histórico Fillmore, em San Francisco, a cena musical da Califórnia está em sintonia com turistas de todos os gostos.

 

Os amantes das artes podem se perder em museus de nível internacional, como o museu de arte contemporânea The Broad, inaugurado no centro de Los Angeles em 2015, e o espetacular e renovado Museu de Arte Moderna de San Francisco. O Parque Balboa, a joia da coroa de San Diego, oferece mais de uma dúzia de museus, que fazem dele o maior parque cultural urbano dos Estados Unidos. Para oferecer uma experiência mais casual, várias comunidades oferecem caminhadas artísticas, agendadas regularmente, em bairros cheios de galerias, como a Uptown Art Murmur em Oakland. Para dar um verdadeiro mergulho nas artes, há cidades pitorescas e colônias de artistas, onde as pessoas criativas e as galerias comandam, como Carmel-by-the-Sea, Cambria, Mendocino e Laguna Beach, onde o Desfile dos Mestres, realizado anualmente, recria obras de arte famosas com mosaicos humanos.

 

Os apreciadores da literatura podem prestar homenagem a escritores de renome em lugares como a livraria City Lights em San Francisco, cofundada pelo poeta Lawrence Ferlinghetti; a Biblioteca Henry Miller Memorial em Big Sur, o Centro Nacional Steinbeck na cidade de Salinas, onde nasceu John Steinbeck, e o Parque Histórico Estadual Jack London em Glen Ellen. Charles M. Schulz, o criador do Snoopy, também é tratado como um astro, homenageado com um museu com o seu nome em Santa Rosa.

 

Os aficionados à arquitetura podem peregrinar até Palm Springs, para fazer um tour pelas obras-primas da arquitetura moderna no estilo Mid-Century localizadas ali. Entretanto, não se esqueça de acrescentar à lista o luxuoso e fantástico Castelo Hearst em San Simeon, a sublime Arts and Crafts Gamble House em Pasadena, o majestoso Capitólio do Estado da Califórnia, em Sacramento (que também abriga uma coleção de arte riquíssima), a estranha, mas maravilhosa Winchester Mystery House em San José e o cordão de 21 missões do estado, que une a história espanhola, mexicana e indígena da Califórnia.

 

Durante todo o ano, também são realizados festivais e reuniões como o Monterey Jazz Festival, o festival contínuo de jazz mais antigo do mundo; os fins de semana seguidos do imensamente popular Festival de Artes e Música de Coachella, a festa de comida e música Outside Lands em San Francisco, no Parque Golden Gate, o SnowGlobe Music Festival de Tahoe, meio festival e meio expedição de inverno, e a Comic-Con, a festa frenética da cultura pop, realizada em San Diego. Os fãs de esportes encontram grandes eventos universitários e profissionais em todo o estado, que envolvem a dinastia mais recente da NBA, o Golden State Warriors, e uma dupla dos moradores mais recentes de Los Angeles, os Rams e os Chargers da NFL.

 

TAGS: