Discover Story Ideas Details Voltar para as ideias da história

Explore a natureza exuberante da Califórnia

A Califórnia é o estado onde se localiza a maior montanha nos estados contíguos dos EUA — o monte Whitney, com 4.421 m de altura — e o ponto mais baixo da América do Norte, a bacia de Badwater, no Parque Nacional do Vale da Morte, que fica 86 metros abaixo do nível do mar. Entre esses dois extremos, há um mundo de aventura ao ar livre sem igual em nenhum outro destino turístico do planeta.

 

É um estado de grandezas naturais: a maior pedra de granito do mundo (El Capitán, em Yosemite, com uma face que fica a mais de 900 m acima do solo do vale); o maior lago alpino da América do Norte (Lake Tahoe); a árvore mais alta da Terra (Hyperion, no Parque Nacional das Sequoias, com mais de 115 m de altura, bem mais alta que a Estátua da Liberdade); a maior árvore em termos de volume (o General Sherman, no Parque Nacional das Sequoias, mais alta que um prédio de 26 andares e com mais de 30 m de circunferência); os seres vivos únicos mais velhos do planeta (as árvores nodosas da Floresta Antiga de Pinheiros Bristlecone — estima-se que algumas delas tenham mais de 5.000 anos de idade); o maior conjunto de cavernas do tipo tubo de lava na América do Norte, no Monumento Nacional dos Leitos de Lava (há mais de 700); um dos lagos mais antigos do continente (lago Mono, um milhão de anos, por enquanto) e a cascata mais alta da América do Norte (Cascatas Yosemite, constituídas por duas quedas d'água separadas que, combinadas têm 739 m de altura). Isso é apenas uma amostra das atrações impressionantes que a Mãe Natureza deu à Califórnia.


Evidentemente, com mais de 1287 km de litoral, o surfe é uma parte muito importante da consciência californiana. O litoral tem pontos de surfe que são lendários, desde La Jolla Shores, adequado para iniciantes, até o majestoso Mavericks em Half Moon Bay, onde é disputado o épico campeonato de ondas gigantes. Entretanto, não é preciso ser um grande surfista para curtir a vibe do verão em cidades surfísticas cheias de animação, como Encinitas, Santa Cruz e Huntington Beach, que é chamada de “Cidade do Surfe, EUA”.


Esquiadores e praticantes de snowboard podem curtir o inverno em resorts de montanha de nível internacional, como Squaw Valley, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960, e Mammoth Mountain, a área de esqui mais alta do estado, com mais de 3352 m e altura. Com uma temporada de esqui e esportes de prancha que pode se estender até o verão, há oportunidades ilimitadas de diversão na neve, inclusive tours noturnos a pé em Yosemite, esqui cross-country e snowkite na Royal Gorge em Soda Springs, ciclismo com pneus largos nas trilhas de Northstar-at-Tahoe e tubing ao estilo antigo em Snow Summit, no lago Big Bear. Além disso... Pode acreditar, não é boato — é possível esquiar e surfar no mesmo dia na Califórnia.


Para praticantes de caminhada (hiking) e trekking, a Califórnia proporciona uma das melhores experiências do mundo: a famosa Trilha Panorâmica Nacional de Pacific Crest, que ganhou fama com o filme e livro "Livre" ("Wild"). A trilha começa ao norte do México, perto de Campo, e se estende por 4184 km, chegando à fronteira com o Canadá. Desde que você esteja preparado e em boa forma física, não é preciso ter habilidades especiais para chegar ao topo do monte Shasta, do monte Whitney ou do Half Dome (Meia Cúpula) em Yosemite.


Até mesmo as pessoas que preferirem ficar perto dos centros urbanos da Califórnia terão acesso à natureza exuberante. Há trilhas e locais com belas paisagens, como a Reserva Estadual de Torrey Pines, em San Diego, e o Parque Griffith, em Los Angeles, tão grande e selvagem que é habitado por um puma. Ao norte, a Área Recreativa Nacional Golden Gate de San Francisco tem aproximadamente 96 km de locais interessantes na Área da Baía.


Os mergulhadores podem brincar de Jacques Cousteau e explorar o cemitério náutico conhecido como Wreck Alley, na região de Mission Beach, em San Diego, que tem um destróier de 111,55 m que foi afundado intencionalmente. Até quem não é mergulhador certificado pode — se tiver coragem — participar de uma expedição de mergulho em busca de tubarões que parte de San Diego. Você entrará em uma gaiola à prova de tubarões e ficará cara a cara com os grandes tubarões brancos que frequentam as águas próximas à Ilha Guadalupe.


Existem muitas oportunidades para as pessoas que preferem observar a vida selvagem sem tanta adrenalina, como os cruzeiros para observação de baleias, oferecidos em vários pontos do litoral, e a colônia de elefantes-marinhos em Piedras Blancas, na região central da Califórnia. Os praticantes de snorkel podem conhecer os inofensivos tubarões-leopardo e o peixe marinho que simboliza a Califórnia, o garibaldi laranja, nas águas cristalinas do Parque Subaquático San Diego–La Jolla. Também merecem destaque o Monarch Butterfly Grove em Pismo Beach e a observação de pássaros na Reserva Nacional Estadual de Tufas de Mono Lake, que fica na rota de migração de mais de dois milhões de pássaros de 300 espécies diferentes. As formações de tufa — que saem do lago e parecem ser de outro mundo — já valem a visita.


As águas de degelo que descem de High Sierra na primavera e no verão marcam o início da temporada de rafting em corredeiras em rios de toda a Gold Country, como a bifurcação sul do rio American. O caiaque também é uma atividade imperdível, principalmente em locais como o Parque Nacional das Ilhas do Canal, que faz parte de um arquipélago conhecido como as "Galápagos da América". A ilha maior, Santa Cruz, tem uma das maiores e mais profundas cavernas marítimas do mundo.


Você está preparado? Veja a seguir mais opções de atividades ao ar livre na Califórnia:

Pescaria, desde rios cheios de trutas até o alto mar
Mountain biking, principalmente em resorts de esqui como Mammoth Mountain e Squaw Valley, que no verão são tomados por bicicletas
Voo livre e paraglide, sem necessidade de experiência anterior
Windsurfe e kite surfe na Área da Baía, bonita e com vento adequado
Stand-up paddle… Do Lake Tahoe à Baía de Monterey e à Ilha de Balboa, há lugares adequados para todos
Caiaque… Talvez um passeio noturno na Baía de Tomales, ao longo do Litoral Nacional de Point Reyes
Balonismo na região vinícola dos vales de Napa e Temecula
Casas flutuantes no lago Shasta
Temporada de flores selvagens da primavera no Parque Estadual do Deserto de Anza-Borrego
Golfe em campos espetaculares, como os de Pebble Beach e Torrey Pines
Equitação… Experimente galopar na arrebentação de Santa Bárbara
Navegar, no lago ou no mar, em veleiro fretado com tripulação ou a casco nu
Andar de ATV na Área Estadual de Recreação Automobilística nas Dunas Oceano
Fotografar a vida selvagem em locais com flora e fauna ricas, como o Parque Nacional Vulcânico de Lassen


Quando se trata de recreação na natureza — de tiro com arco a zorbing — a Califórnia tem de tudo.

TAGS:  

Conteúdo Relacionado