• Surfe: é o esporte característico do estado e faz parte do DNA da Califórnia desde que três príncipes havaianos pegaram onda em Santa Cruz, usando pranchas de madeira de sequoia, em 1885. A Califórnia popularizou o surfe, abrindo o caminho para inovações em pranchas, a moda surfista e competições lendárias. A realeza do surfe ainda se reúne aqui, nos pontos famosos e em competições profissionais, como o Mavericks, um campeonato de ondas gigantes na Half Moon Bay.
• Kiteboard e windsurfe: a Califórnia tem alguns dos melhores lugares para aproveitar a força do vento. ABaía de San Franciscoe a Ilha Sherman no Delta de Sacramento, a Pismo Beache o Parque do Condado de Jalama Beachna Costa Central, são ideais para os praticantes de kiteboard e windsurfe.
• Esqui e snowboard: quando um diamante negro não basta, as áreas de esqui da Califórnia — particularmente as de High Sierra — oferecem as encostas íngremes e os percursos desafiadores que você procura. Os praticantes de snowboard encontrarão todos os elementos do esporte em três das 10 melhores pistas da América no Norte, de acordo com a TransWorld Snowboarding, incluindo a primeiro colocada, a montanha Bear, a montanha Mammothe o Northstar California Resort.
• Mountain Bike e Ciclismo de Estrada: o mountain biking surgiu na Califórnia, no monte Tamalpais, em Marin, e os resorts de esqui de Sierra deram continuidade à tradição, transformando em trilhas de bike no verão os mesmos locais onde se pratica esqui no inverno (a montanha Mountain até sedia o evento annual Kamikaze Bike Games). Os praticantes de ciclismo de estrada podem competir em provas (gran fondo, longa distância e provas de vários dias) em todo o estado, desde a região vinícola até o deserto.
• Escalada em montanha e em rocha: Yosemiteé o avô das experiências de escalada nos EUA, o local das evoluções que redefiniram o esporte e um ponto que continua atraindo grandes alpinistas do mundo todo para superar os limites da força e da resistência. A Califórnia também tem vários outros destinos turísticos importantes, como o monte Shasta, majestoso e nevado, o monte Whitney, o mais alto dos 48 estados contíguos dos EUA, e o Parque Nacional Joshua Tree, com sua surreal paisagem desértica.
• Trilha: se você não se contenta em caminhar pelos bosques, que tal percorrer a famosa Trilha Pacific Crest? Ela começa ao norte da fronteira com o México e só termina no Canadá, a 4184 quilômetros de distância.
• Rafting em corredeira: a água de degelo da Serra faz com que a Califórnia seja um local de alta classe... Classe V, para ser mais exato. Essa é a classificação reservada às corredeiras mais difíceis e assustadoras — sobreviver a elas já é uma vitória. Você encontra essas corredeiras em locais como Cherry Creek, a cascata Clavey do rio Tuolumne, o rio North Fork Yuba e o rio California Salmon.
• Mergulho com tubarões: você está preparado para ficar cara a cara com um grande tubarão branco? Existem malucos em San Diegoe San Franciscoque podem realizar os seus sonhos (ou seriam pesadelos?). Entre em uma gaiola à prova de tubarões e fique cara a cara um dos predadores mais aterrorizantes do mundo.
• Voo livre:se você não se contenta em sentar no lado da janela, que tal saltar de um avião a mais de 3.000 m de altura? A Califórnia oferece várias opções, inclusive a oportunidade de elevar o nível com os saltos a mais de 5400 m de altura com a Skydive Monterey Bay, que lhe dão tempo suficiente para curtir a fantástica paisagem litorânea. Você também pode praticar seus movimentos aéreos em um dos locais do estado que oferece voo livre em túneis de vento.
• Paraglide e asa-delta: O Torrey Pines Gliderportem San Diego é um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo não motorizado. De cima dos penhascos de aproximadamente 100 m de altura acima de Black’s Beach e próximo ao famoso campo de golfe Torrey Pines, as paisagens são sublimes.
• Voo: a Califórnia oferece diversos tipos de máquinas, em vários lugares, para que você possa voar. Você pode optar pela prática do voo acrobático ou cortar o céu a bordo de um caça vintage da II Guerra Mundial. Também pode ficar apenas alguns metros acima do mar, em um ultraleve ou aproveitar os ventos termais do deserto a bordo de um planador. Só não se esqueça de apertar o cinto.
• Automobilismo: também vale a pena apertar o cinto para pilotar um carro semelhante a um Fórmula 1 em um autódromo ou dirigir um carro que todos sonham dirigir, como uma McLaren ou Lamborghini. Você pode dar partida no motor na Allen Berg Racing SchoolnoAutódromo de Laguna Secaem Salinas ou na Exotics Racingno sul da Califórnia.
• ATVs: os fãs de off-road podem procurar a Área Estadual de Recreação Automobilística nas Dunas Oceano. É um playground para ATVs que oferece mais de 8 km de praia e dunas ao longo da Costa Central.
• Maratonas e triatlos: os adeptos do atletismo podem disputar corridas anuais e triatlos em locais tipicamente californianos. Tente a Fuga de Alcatrazem San Francisco ou enfrente o Graniteman Challengeem Mammoth Lakes. Talvez você prefira a Maratona Rock ‘n’ Roll de San Diego, com bandas ao vivo ao longo do percurso. Os praticantes de corrida em trilha podem se interessar por provas como a Corrida Dipseaem Marin, a corrida em trilha mais antiga, que remonta a 1905, e a exigente corrida até o topo do monte Baldy, onde o percurso ganha 1219 metros de altitude em pouco mais de 11 km.
• Flyboard: em lagos e no mar, o flyboardingestá decolando. Essa nova tecnologia usa jatos de água para impulsionar os praticantes para cima, a até 15 metros de altura, como se fossem o Homem de Ferro. Mas você não precisa enfrentar criminosos.
• Tirolesas e bungee jump: para quem acha bom que a vida esteja por um fio, a Califórnia oferece muitas oportunidades de praticar tirolesa e bungee jump, nos bosques de sequoias, na Gold Country ou na Catalina Island.
Para garantir o direito de contar vantagem, os viciados em adrenalina também podem encarar a Winter Wave. É a experiência invernal de esquiar e surfar no mesmo dia. Isso mesmo, devido à proximidade de áreas de esqui como Big Beare o Mt. Watermane o litoral do sul da Califórnia, isso é possível.
Quem não é esportista radical de alto nível não precisa se preocupar… Quase todas as atividades mencionadas acima têm experiências disponíveis para iniciantes. Não há nada a temer a não ser o próprio medo. E aranhas.